Viajando pela História e pelo Tempo. Venha descobrir mais com a gente!

Viajando pela História e pelo Tempo. Venha descobrir mais com a gente!

terça-feira, 10 de maio de 2011

Origem do CPC – USP (Centro de Preservação Cultural da Universidade de São Paulo) e História de Dona Yayá

A CPC – USP (Centro de Preservação Cultural da Universidade de São Paulo) localiza-se em uma casa bem antiga, na Rua Major Diogo, 353, Bela Vista, cidade de São Paulo.

Casa do CPC - USP

Para conhecermos um pouco sobre a origem dessa casa precisamos voltar no tempo...

A casa do CPC - USP já foi habitada por quatro moradores, e já foi um chalé, uma casa de morada e também um hospício privado.

1. Chalé
A casa do CPC-USP foi construída primeiramente como um chalé que se localizava fora do núcleo urbano da cidade de São Paulo. Esse chalé é de épocas do final do século XIX. José Maria Talon seria o provável proprietário do chalé de tijolos. A atual casa ainda abriga intactas paredes de uma edificação de tijolos, e isso revela a introdução de novas técnicas construtivas na cidade de São Paulo naquela época.

2. A Casa de Morada
Afonso Augusto Milliet, que viveu na casa durante o período de 1888 a 1919, é o considerado responsável pela transformação do chalé em casa de morada; corresponde ao período em que os ambientes receberam as primeiras decorações artísticas parietais.
João Guerra habitou a casa entre 1902 a 1919, e foi o promotor da reforma que confere às fachadas características neo-clássicas e decora os interiores com pinturas murais de estilo art nouveau.

3. Hospício Privado
Dona Sebastiana de Mello Freire, Dona Yayá foi a última moradora da casa, e viveu na casa entre 1920 a 1961. As ampliações e alterações realizadas por orientação médica destinavam-se a construir, adequar e ampliar os espaços de confinamento psiquiátrico.

Vamos agora ver um pouco sobre a história dessa mulher, a Dona Yayá:

Dona Yayá na década de 1910 - Autor desconhecido


Sebastiana de Mello Freire (Mogi das Cruzes, 21 de janeiro de 1887 -São Paulo, 4 de setembro de1961), mais conhecida como Dona Yayá, foi uma aristocrata brasileira, membro de uma das mais importantes famílias do interior paulista. Teve uma vida marcada por tragédias. Com a morte de seus pais e irmãos, herdou a fortuna da família, mas logo sucumbiu a uma doença mental que a impediu de administrar ou usufruir de seus bens, tendo sido mantida reclusa em sua residência no bairro paulistano do Bixiga, da juventude até seu falecimento aos 74 anos, quando se extingue a linhagem dos Mello Freire. Sem filhos ou parentes próximos, teve sua herança considerada vacante e todos os seus bens foram transferidos à Universidade de São Paulo.


- CPC – USP
Desde a morte de Dona Yayá, foram transferidos todos os bens dela para a Universidade de São Paulo (USP), porém somente em 2004 é que o CPC – USP teve sua sede transferida do campus da Cidade Universitária para a Casa de Dona Yayá. As ações do CPC são fundamentadas em estudos que, por meio do estabelecimento de critérios para conservação, restauração e uso, buscam propiciar reflexões sobre as temáticas do patrimônio cultural. As práticas decorrentes do trabalho viabilizam a realização de conjuntos amplos e diversificados de atividades, concretizadas a partir de seus programas e eixos de trabalho.


Observações
- Trabalho realizado por alunos do 9º ano do Colégio Vital Brazil - Arthur, Bruno e Manuella. Vejam algumas fotos do passeio que o Colégio Vital Brazil realizou à Casa da Dona Yayá:


Coordenadora pedagógica e alunos do 9º ano - Manuella, Vitor, William - e 8º ano - Larissa e Nadine - do Colégio Vital Brazil


Ida à Casa da Dona Yayá. Alunos do 9º ano e 8º ano, e coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental II.

Volta ao Colégio Vital Brazil. Alunos do 9º ano e 8º ano do Colégio Vital Brazil.

* Fotos tiradas por Bertholdo Costa, professor de História do curso Fundamental II do Colégio Vital Brazil  


- Alguns sites e folhetos que auxiliaram este trabalho:
  • http://www.usp.br/imprensa/wp-content/uploads/cpc.jpg
  • http://www.piratininga.org/dona_yaya/dona_yaya.htm
  • http://www.usp.br/cpc/v1/php/wf01_inicio.php
  • http://pt.wikipedia.org/wiki/Dona_Yay%C3%A1
  • Folheto recebido por causa da visita que os alunos do curso Fundamental II do Colégio Vital Brazil realizaram na Casa do CPC - USP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário